top of page

BLOG

Foto do escritorInfinite Consultores

Como fazer o tratamento de resíduos na indústria de laticínios

Quando uma empresa adota boas práticas ambientais, ela não está apenas beneficiando o meio ambiente, mas também cuidando do seu futuro. Essa preocupação demonstra a seriedade e comprometimento com o trabalho executado, abrindo portas para novos contratos, parcerias e benefícios. Além disso, a correta gestão ou mesmo redução dos resíduos gerados pode abrir espaço físico para a produção e gerar novos investimentos financeiros.





Em termos de mercado, a gestão de resíduos agrega valor percebido, impactando positivamente os potenciais clientes, uma vez que a empresa demonstra sua consciência com a preservação do planeta e o interesse no desenvolvimento de ciclos de produtos sustentáveis e renováveis.


Principais vantagens do tratamento de resíduos:

  • Otimiza o processo produtivo;

  • Reduz os riscos de acidentes ambientais;

  • Evita ocorrências jurídicas referentes à questões ambientais;

  • Aumenta a produtividade;

  • Possibilita a ampliação dos negócios;

  • Aumenta a credibilidade da empresa perante os funcionários e mercado;

  • Evita sanções dos órgãos de fiscalização ambiental (que podem até acarretar o fechamento da empresa).

A execução dessas boas práticas nem sempre é bem absorvida pela equipe interna da indústria, uma vez que necessita de pessoal altamente qualificado. Por esse motivo, as empresas que querem estar alinhadas com esse ponto de vista precisam contar com consultorias especializadas.

A contratação da consultoria, na maioria das vezes é a melhor opção em termos de custo-benefício (especialmente para as empresas de pequeno e médio porte) para estar em dia com as licenças ambientais, obter documentos de autorização para funcionamento e implantação de tratamento de efluentes líquidos e/ou resíduos sólidos. Além disso, a contratação do serviço especializado garante a correta fiscalização e controle do programa de tratamento dos efluentes.


Mas como se dá esse tratamento?

O processo inicia-se pela identificação das características dos diferentes tipos de resíduos para que haja a definição correta na forma de armazená-los e, posteriormente, a identificação da melhor solução para o tratamento. Dada as especificidades de acordo com o tipo de resíduo e a complexidade do tratamento, é necessário contar com o trabalho de parceiros capacitados.

No que se refere aos resíduos sólidos, o sistema de tratamento exige a análise prévia de um especialista para determinar a divisão de materiais, o armazenamento correto para a sua natureza e a indicação do tratamento, segundo suas características (exemplo: vidros, plásticos, metais).

Já os resíduos sólidos orgânicos têm como tratamento adequado o processo de compostagem, um processo natural que utiliza os microrganismos presentes no próprio resíduo para promover a degradação e estabilização das cargas orgânicas presentes nos materiais.

Infelizmente no Brasil, as indústrias de laticínios em sua maioria não possuem um correto destino de seus efluentes, especialmente os resíduos líquidos das lavagens de equipamentos (tanques, pasteurizador, etc.) e linhas de CIP, descartando-os em córregos e rios, o que causa enormes perdas ecológicas no habitat.

De modo geral, quando falamos dos efluentes, em alguns casos, mesmo uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto/Efluentes) local pode não conseguir suprir a demanda para o descarte adequado devido à alta demanda gerada de carga orgânica. Isso particularmente é o que tem acontecido com muitas indústrias de laticínios, que às vezes até possuem unidades de tratamento, porém subdimensionadas ou com problemas de estabilização e liberação de maus odores.




Nesse sentido, a Infinite Consultores Associados criou uma parceria com a Botanic Consultoria Sócio Ambiental, especialista em gestão e controle ambiental. Para saber como podemos auxiliar no tratamento de resíduos da sua empresa, entre em contato pelo e-mail infinite@infiniteconsultores.com.br.

1.992 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page