top of page

BLOG

  • Foto do escritorHygor Poggianella

O AGRO É O VILÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL?

Antes da Covid 19 a discussão que se arrastava no Agro brasileiro era a sustentabilidade ambiental: desmatamento, mudança no clima, uso da água, uso da tecnologia (defensivos, antibióticos, transgênicos), e também a fome e a má nutrição (obesidade).


Alguns temas não são necessariamente do Agro, como, por exemplo: o desmatamento e mudança no clima. O primeiro por conta da extração ilegal de madeira, principalmente na Amazônia, uma vez que no Agro todos estão fechados contra o desmatamento ilegal, você sabia que um produtor que tem problemas ambientais não tem acesso a crédito? Os financiadores do Agro já entenderam, há tempo, que este país tem Lei e que pune quem as descumpre, o mundo não aceita consumir produtos advindos de desmatamento.

Quanto às mudanças no clima, o assunto definitivamente é de todos nós, habitantes deste planeta, querer colocar mais essa fatura para Agro já é demais! O Agro não é feito nos grandes centros urbanos, onde as condições de saneamento são precárias, não emite gases de efeito estufa, até o tão falado metano, expelido pelos ruminantes (entre eles o boi) tem seu efeito zerado, vis a vis o crescimento da pastagem que sequestra carbono para acontecer.

Quanto ao uso da água, o Brasil tem um marco regulatório forte, temos que ter outorga para o seu uso, os produtores irrigam suas lavouras e são legais perante nossa Legislação. Ainda no uso da tecnologia, felizmente estamos liberando mais moléculas químicas novas, o que faz diminuir o uso de moléculas ultrapassadas tecnologicamente e usarmos o que de mais moderno e eficaz que a ciência produz. A intoxicação é menor e o uso é em menor quantidade. Ainda temos uma coisa percebida somente agora na Pandemia; Segurança Alimentar. O problema da fome no país é sua eterna e vergonhosa distribuição de renda e não a falta de alimentos, estes estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados e mercearias de todo Brasil.

Contudo, a responsabilidade de cuidarmos da nossa casa, que é o planeta terra, é de todos nós, não podemos delegar isso a somente um setor. Todos temos nossas responsabilidades a cumprir, e você o que acha sobre esse assunto?

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page