BLOG

  • Infinite Consultores

O que é Supply Chain e benefícios de aplicá-lo na empresa

Atualizado: 14 de Jan de 2019




Toda empresa tem a necessidade de coordenar a sua produção de forma efetiva. Isso porque essa é parte essencial de todo o processo estrutural e gerencial da organização. Por isso, é natural que se ouça falar sobre o que é Supply Chain. Para facilitar a compreensão do tema, trouxemos uma reflexão de fácil entendimento para você.


Para início de conversa, o nome Supply Chain significa, em inglês, “cadeia de suprimentos” ou “cadeia logística”. Esse conceito conecta todas as fases necessárias de uma empresa, desde a fabricação até a entrega do produto final ao comprador. Mas para entender efetivamente o que é Supply Chain e como pode trazer benefícios para a sua empresa, você precisa compreender alguns pontos de atenção que citamos a seguir.


O que é Supply Chain


Sempre com foco no consumidor final, o Supply Chain consiste em estreitar e aprimorar relações com importantes fornecedores para garantir resultados satisfatórios. Ou seja, é o contato com diversas empresas parceiras que objetiva a entrega e o aprimoramento da experiência positiva do comprador.


Nesse sentido, o gerenciamento de Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, tem foco em gerir fluxos e processos no que tange à toda a linha de produção. Sendo assim, pessoas responsáveis por coordenar essa cadeia logística devem, obrigatoriamente, estar cientes de tudo o que ocorre em todos os procedimentos organizacionais. Isso porque todos os detalhes importam quando se trata da tomada de decisão estratégica de produção. Além de, consequentemente, evitar imprevistos e problemas decorridos de uma falta de organização.


Áreas que o Supply Chain abrange


Como explicado acima, é preciso compreender todo o processo empresarial para que haja uma estratégia bem delimitada e que traga resultados benéficos. Por isso, a gestão de Supply Chain está interligada em 3 eixos empresariais principais. São eles: Processos de negócios; Tecnologias, práticas, iniciativas e sistemas; e Organização e pessoas.

  • Processos e negócios: são aqueles que determinam o motivo principal da existência do gerenciamento, além de qual a real finalidade deste;

  • Tecnologias, práticas, iniciativas e sistemas: é o eixo que está atenta à inovações e mudanças que permitem melhorias processuais dentro dos principais negócios da organização. Ou seja, trabalham a otimização;

  • Organização e pessoas: geralmente ligado a gestão de pessoas, este eixo visa a capacitação e a estruturação de treinamentos institucionais para otimizar resultados e logística.

Importante sobre Supply Chain


É importante ressaltar que quando mencionamos a Cadeia de Suprimentos, estamos falando diretamente da relação organizacional com outras instituições, tais como: varejistas, transportadoras, clientes finais, centros de distribuições, entre outros. Nesse sentido, diferencia-se da Logística propriamente dita, a qual trata do nível de estoque, locação de armazéns, movimentação por meio dos modais de transporte, e outras coisas.

Esse fato é válido ressaltar porque, mesmo que o Supply Chain não seja responsável por determinada função, como mencionamos anteriormente, é tratado como exigência que ele saiba como está o funcionamento de todas as áreas para coordenar perfeitamente o processo.


Benefícios de entender o que é Supply Chain


Existem variados benefícios para uma empresa passar a organizar-se de forma estratégica quanto o seu Supply Chain. Isso porque se tratando da adoção de formatos de gestão integrados e compartilhados, grandes resultados podem ser alcançados com mais facilidade. E, dessa forma, os pontos positivos aparecem com clareza.


Dentre as principais vantagens de um Supply Chain bem organizado é a qualidade dos novos produtos e serviços oferecidos ao cliente final. Isso porque ao conhecer todo o seu processo de trabalho e entender quais são as reais exigências do público alvo, a sua empresa estará muito mais próxima de satisfazer a necessidade do comprador.


Em uma empresa de lácteos, por exemplo, é essencial entender o que o seu público espera da qualidade do seu produto final para que, dessa forma, você reveja todos os seus pontos de produção e todos os seus fornecedores e verifique se estão de acordo com o exigido pelo comprador.


Essa questão é tão essencial que é possível afirmar que uma empresa que não se atualiza para otimização da área de Supply Chain pode começar a ver seus produtos perderem para a concorrência que está se adequando às vontades do público. Isso, graças a exigência cada vez mais forte e pelo poder de crítica e avaliação cada vez maior.


Mais do que esse benefício de aumento de qualidade dos produtos a partir da organização de Supply Chain, outro ponto positivo é a resolução mais fácil e ágil de problemas. Isto é, com o gerenciamento integrado das operações, é possível entender com muito mais facilidade quais são as dores e feridas da minha empresa.


Mais uma vez utilizando de um exemplo de uma empresa de Lácteos, a CBL Alimentos dona da marca Betânia de leite longa vida, fortemente presente no Nordeste brasileiro, conseguiu agilizar seu processo de chegada no varejo graças a novo Supply Chain.


Isso porque, conseguiram enxergar a oportunidade de um sistema de logística compartilhada que reduziu fortemente o frete e acabou aumentando a velocidade de distribuição dos produtos pelo nordeste. Além disso, reduziu 30% no gasto de transporte da empresa. (Fonte: eDairyNews)


Outros benefícios do Supply Chain

  • Redução de custos operacionais

  • Redução de números de fornecedores

  • Aumento de giro de estoque

  • Eliminação de tarefas desnecessárias

Para entender melhor sobre o que é Supply Chain e até mesmo começar a estruturar uma estratégia para a sua empresa, entre em contato com Infinite Consultores clicando no banner abaixo.



57 visualizações

© 2018 por INFINITE CONSULTORES ASSOCIADOS

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now