top of page

BLOG

  • Foto do escritorInfinite Consultores

O que é Indústria 4.0? Entenda também como ela funciona

Atualizado: 17 de out. de 2018



Todos os dias surgem novas tecnologias. Desde as mais planejadas e estruturadas até as mais simples. Essa é uma realidade que já vem sendo construída há algum tempo e não pode ser mais ignorada. Por isso, precisamos refletir sobre o que é Indústria 4.0 e qual o seu impacto, principalmente sobre o setor de lácteos.


Sendo assim, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um novo conceito que agrupa inovações tecnológicas de campos como automação, controle e tecnologia aplicados a processos de manufatura. Ou seja, é um processo de troca de dados que tem a participação de técnicas de computação em nuvem, digitalização, inteligência artificial, manufatura aditiva, realidade aumentada, simulações virtuais e outras.


Unindo todas essas “áreas”, a Indústria 4.0 abre portas para um novo período competitivo no qual se destacam as fábricas inteligentes e abertas a mudanças. Isso porque a sua evolução impacta diretamente na forma que produtos serão produzidos e comercializados.




Como funciona a Indústria 4.0?


Essa nova revolução já gera resultados impactantes sobre velocidade e qualidade de produção. Além de tornar processos cada vez mais ágeis e seguros. Percebendo a necessidade do entendimento sobre esse conceito, algumas universidades e cursos técnicos brasileiros já estão implementando em sua grade curricular a exigência do tema.

Para ajudar você a se atualizar com as essas tendências de modernização, elencamos abaixo alguns dos princípios para o desenvolvimento da Indústria 4.0:

  • Operação em tempo real: devido às diversas tecnologias envolvidas no processo de captação de dados, é possível considerar praticamente instantânea a aquisição e o tratamento desses.

  • Visualização virtual: a partir da cópia virtual das fábricas inteligentes, a Indústria 4.0 é capaz de permitir a rastreabilidade e o monitoramento remoto de processos. Isso acontece por meio de sensores espalhados em toda a planta da fábrica.

  • Aprimoramento de processos: otimizar processos é algo positivo em qualquer segmento de mercado, mas em uma indústria é essencial. Nas fábricas inteligentes é possível que responsáveis tomem decisões a partir de um sistema cyber-físico (composto por elementos virtuais que tem como objetivo controlar algo físico) e, dessa forma, observam as necessidades de produção em tempo real e tornam seus processos de produção mais aprimorados. Além disso, através desse controle cyber-físico as máquinas também podem transmitir informações super relevantes para esse processo de otimização.

  • Internet das Coisas (IoT) e “Internet dos Serviços”: A internet das coisas é basicamente a extensão da Internet atual à objetos cotidianos. Essa, tem como objetivo primário o controle remoto de objetos, depois, permitir que esses sejam acessados por provedores de serviço. De acordo com o Gartner, o mercado IoT alcançará um alto mercado em 2020, a maior parte do rendimento provindo do setor de serviços. Já a Internet dos Serviços, vai um pouco além do IoT. Isto é, a partir de softwares bem estruturados, as fábricas podem se orientar melhor. Isso acontece porque esses programas analíticos podem ser usados para captar dados que fornecem informações cruciais sobre dispositivos e seus funcionamentos. Assim, auxilia na gestão financeira, controle de estoque, economia de recurso, entre outras coisas.


Influência da Indústria 4.0 no setor de lácteos


Tantas novidades já começaram a impactar o mercado de laticínios. A nossa nova parceira, a IHM, fez uma ótima análise do impacto dessas ferramentas nas indústrias de lácteos no Brasil. O artigo foi publicado com exclusividade aqui no blog da Infinite. Clique aqui para conferir.


A Infinite oferece diversos serviços que vão auxiliar você e sua Indústria se atualizarem com as tendências de mercado. Vamos conversar?



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page