BLOG

  • Infinite Consultores

Os destaques do Minas Lactea 2017 segundo os consultores da Infinite


Reprodução: Facebook/Minas Láctea

Na semana passada, a Infinite esteve presente no Minas Láctea – o maior evento de laticínios da América Latina – em Juiz de Fora – MG, realizado pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes /EPAMIG. Depois de uma semana intensa de muito trabalho, troca de experiência e conhecimento, preparamos um resumo do que vimos de mais especial na feira. Com o tema focado em startups, foram destacadas importantes inovações, tendências e pesquisas diversas na área.


Automatização e mão-de-obra enxuta


Especialmente em relação às inovações, cabe destacar o movimento de algumas empresas nacionais de equipamentos para laticínios em aço inox para a produção de equipamentos semi automatizados para linhas de processo de produção de queijos frescos em pequena escala industrial (Ricefer, por exemplo).


Isso se deveu à entrada de – há cerca de 5 anos no mercado – empresas, principalmente europeias, que trouxeram essa novidade ao setor. Produzir com mais qualidade, padronização, maior rendimento e com menos riscos microbiológicos é o grande diferencial.


Por exemplo: há fábricas no sul do país com recebimento de 100.000 l de leite cru produzindo mozarela com apenas 3 funcionários dentro do setor de produção: um virando massa sobre a mesa enformadora, outro levando o carrinho da massa pra correção de pH em câmara e outro cuidando da massa.


Esse é, portanto, um caminho sem volta para os laticínios que querem sobreviver: a diminuição da mão-de-obra dentro das empresas com a consequente implementação de linhas automatizadas de processo.


Desenvolvimento de Novos Produtos


Por outro lado, as empresas de ingredientes trouxeram novidades de sabores, odores e cores para novos paladares cada vez mais ávidos por novidades: cítricos, amanteigados, frutados, etc.


Se no último evento em iogurtes e sobremesas (“gregas” ou não) ainda eram novidade; neste ano o mercado precisou se reinventar com a crescente popularização do uso de “lactose-free”, “glúten-free”, “gorduras trans-free”. Porém, além de retirar, foi necessário agregar valor. Por isso, forte é a tendência de lácteos ricos em proteínas, hidrolisados e outros compostos nutracêuticos que possam atender à diversos nichos da população, desde idosos até praticantes de atividade física.


Enquanto lá fora isso já não é tão novo assim, quem viver verá se a demanda do consumidor será forte o suficiente para romper as barreiras de restrição desses produtos frente à órgãos oficiais de Vigilância Sanitária no Brasil.


Sobre inovação como diferencial competitivo, conversamos com Jaime Dietrich, diretor na Globalfood.


Veja o bate papo

União de setores complementares


Cabe destacar ainda outra grande novidade deste ano.  A EXPOLAC (Exposição de Produtos Lácteos) abriu novos horizontes, quando trouxe ao evento outros laticínios que puderam expor seus produtos acabados e mais: sessões de degustações comentadas de vinhos, cervejas artesanais e cachaças com queijos, unindo setores ainda segregados por receitas requintadas de chefs famosos, frente ao público em geral.  Caberá ao evento trazer mais novidades nos próximos anos, agregando outros sabores e saberes, quiçá: chocolate, café, frutas, entre outros.



Reprodução: Facebook/Minas Láctea


Startups & Pesquisa


Quanto às pesquisas, o Congresso Nacional de Laticínios e o INOVALÁCTEOS tentaram levar as pesquisas para as indústrias e potenciais investidores. Cabe destacar aqui o projeto da empresa Globalfood com o produto Selo de Caseína™, produto revolucionário a ser inserido em queijos artesanais (a princípio) para agregar valor, dar destaque ao produto e permitir a rastreabilidade do produto.


Confira a entrevista feita pelo nosso consultor Abel Fernandes ao Airdem Assis, responsável pela organização do Inova Lácteos. Ele falou sobre a evolução do concurso nos últimos anos e sobre as tendências do setor.

A INFINITE esteve presente no evento, buscando participar de todos esses elos da cadeia, unindo os setores e apresentando as tecnologias aos participantes, clientes e também para a nossa audiência no site e redes sociais. Nossa grande missão é levar aos clientes e parceiros o que há de mais moderno e atual no setor, sempre com qualidade e focado em atender suas necessidades.



*Artigo publicado originalmente em Agosto de 2017

0 visualização

© 2018 por INFINITE CONSULTORES ASSOCIADOS

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now